8 de maio de 2012

Em Nova Luzitânia, vereador dirige ambulância e veículo da Educação


Da Redação – Grupo UN/São Paulo

O vereador Euripes Alves de Amarães, é lotado como Agente de Saúde – ou pelo menos deve ser, pois essa é a função que ele exerce. No entanto, costumeiramente é possível observar o vereador – que é aliado do atual prefeito – dirigindo ambulâncias dentro da cidade e ocasionalmente o veículo do Departamento de Educação, como pode ser verificado por nossa reportagem em Araçatuba, no dia 7 de maio, por volta das 16 horas, próximo a Santa Casa.

Mas essa não é possivelmente a única irregularidade referente aos veículos de Nova Luzitânia, outros funcionários trafegam livremente com os carros do Poder Executivo e o fato também chega até o Poder Legislativo. O veículo da Câmara já esteve na cidade de Nhandeara, supostamente transportando eleitores para transferência de título eleitoral.

Na ocasião em que o carro do Legislativo esteve em Nhandeara, o motorista era o presidente da Câmara. Ao ter o veículo fotografado pela reportagem em frente ao Cartório Eleitoral, o vereador se sentiu ofendido e minutos depois, em frente a um estabelecimento comercial da cidade, chamou o repórter do Grupo UN de vagabundo e ainda disse que “em Nova Luzitânia ele [vereador] iria fazer com ele [repórter]. O caso ocorreu no início do mês de abril e está sendo apurado pela Polícia Civil de Votuporanga.

O desmando – Tudo isso, só deixa em evidência os desmandos da administração do PSDB, que há quase 12 anos mantém a mesma estrutura de governo e ainda assim, é aclamado por boa parte da população. Enquanto o atual prefeito inaugura uma obra atras da outra, parte de seus comandados faz a festa, havendo indícios de que o veículo do Conselho Tutelar já foi usado até mesmo para fazer compras em um supermercado de Araçatuba.

Faltam medicamentos no Posto de Saúde, há suspeita de funcionários em “desvio de função”, sem contar aqueles que são pressionados.

4 de maio de 2012

Em três meses, Brasil teve 106 homossexuais assassinados


Vinícius Júnior – Grupo UN/São Paulo 

O número de agressões contra os homossexuais vem crescendo gradualmente nos últimos 6 anos. Em 2011 foram 266 gays, lésbicas ou travestis vítimas de homicídios, 85% deles por puro preconceito, esses dados são do GGB (Grupo Gay da Bahia) e foram reforçados por levantamento feito pelo Grupo UN, que mostra que as agressões contra os homossexuais tiveram um salto de mais de 60% entre 2010 e os primeiros meses deste ano, quando foram registradas 106 mortes violentas. 

Os casos de homicídios registrados em janeiro, fevereiro e março deste ano, infelizmente pode fazer de 2012 o ano mais violento para os homossexuais e bater o recorde de assassinatos na classe. O estado de São Paulo é o terceiro no ranking de mortes de gays, lésbicas e travestis. Presidente Prudente, no interior paulista, há 10 anos não registra caso de homicídios contra os homossexuais, mas em média, uma agressão é registrada por dia na cidade. 

Em Bauru, também em São Paulo, uma travesti foi morta com cinco tiros em janeiro, esse foi o primeiro homicídio deste tipo na cidade. Bauru também vem registrando um aumento considerável em agressões e homicídios contra os homossexuais, em especial os travestis, que são maioria absoluta no número de vítimas em todo o Brasil. 

A Bahia foi o Estado campeão de mortes violentas de gays, lésbicas e travestis, registrando 28 casos; seguido de Pernambuco com 25 homicídios. O Nordeste é a região com maior número de mortes, chegando a 40% do total. Mesmo com todo o manifesto na mídia por igualdade, os crimes de preconceito vem crescendo a cada ano, tornando o Brasil um dos recordistas deste tipo de crime na América Latina. (Colaborou: Kaio Diniz e Willian Ferraz) 

wibiya widget